terça-feira, 23 de outubro de 2012

Tristes piadas: o Concílio visto por seus defensores

Historinha publicada em Viva il Concilio
Tradução e comentário Lucia Zucchi 

Dentre o farto noticiário sobre o Concílio Vaticano II publicado nos últimos dias, encontra-se o endereço de um site italiano dedicado inteiramente a esse evento. Entre documentos conciliares, precursores, estudos e análises, os responsáveis têm publicado textos de uma coletânea de piadas e histórias curiosas, Le “bolle” del Concilio,  publicado em Turim em 1967. Uma dessas histórias – se não for verdadeira, muito bem inventada – mostra o Cardeal Ottaviani, lembrado como titular do Santo Ofício e crítico da Missa Nova de Paulo VI:

O Cardeal Ottaviani reza durante o Concílio com renovado fervor. Durante as assembleias gerais, pode-se vê-lo prostrado aos pés do Santíssimo Sacramento por longas horas. Seus assessores estão começando a se inquietar. Finalmente, um deles decide e pergunta se há algo acontecendo.
 - Ai de mim!, ele responde, eu estou implorando ao céu para chamar-me e, sobretudo, para não esperar o fim do Concilio para fazer isso…

- Mas, por que diabos tanta pressa?
 - Porque eu faço questão de morrer católico …

Seria cômico, se não fosse trágico!  A perda da condição de católico que o Cardeal temia, aconteceu, na sequência do Concílio, a multidões de padres, religiosos e simples fiéis…

3 comentários:

  1. Eu também quero morrer Católico! Por isso não assisto mais missa nova e nenhum sacramento alterado apos o concilio.

    ResponderExcluir
  2. Interessante isso! Não sabia dessa do Cardeal Otaviani.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir