segunda-feira, 18 de junho de 2012

Nota de esclarecimento - Missa Tridentina em Betim/MG

Prezados amigos,

Salve Maria!

Gostaríamos de fazer uma nota explicativa a respeito da missa tridentina em Betim que foi celebrada neste sábado, 16 de junho.

Desde janeiro deste ano, estamos sendo ATORMENTADOS pelos padres locais por causa da Santa Missa no Rito Tridentino e pelo ensinamento tradicional da Igreja.

Sabem por que estamos sendo atormentados aqui em Betim/MG? Deixa-nos explicar: Porque não estamos dispostos de defender heresias tais como “ecumenismo” nos moldes atuais, “liberdade religiosa” de qualquer espécie, tampouco a “colegialidade” imposta pelos bispos conciliares. Não estamos a fim de defender profanações na Santa Missa como vem ocorrendo nas paróquias de Betim/MG, com menininhas dançando com roupas transparentes pelo Templo; musiquetas protestanosas, heréticas e heretizantes e comunistas nas missas; teatrinhos idiotas (e mesmo os não-idiotas); instrumentos musicais mundanos e profanos nos Templos; pactos com pastores protestantes para “o bem comum”; agradar aos homens e desagradar a Deus; sermões e homilias protestantes que negam vários dogmas da Igreja; profanações contra o Santíssimo Sacramento e etc.

Estamos sendo perseguidos porque não estamos a fim de nos curvar a tantas atrocidades que vem acontecendo nas paróquias desta cidade (conforme sobredito).

Outro dia, alguém chegou a nos perguntar se nesta arquidiocese não tem bispos (sic!). Eu disse que temos ARCEBISPO e mais 4 BISPOS auxiliares...!

Dito isso, precisamos narrar alguns fatos que ficaram ocultos até a presente data por questões pessoais que agora precisam ser revelados:

Os padres desta cidade (daqui a pouco listo o nome e a paróquia de TODOS) se reúnem numa famigerada “reunião dos padres da forania” (Forania Nossa Senhora do Carmo – e ainda usam o nome da Virgem...) e nestas afamadas reuniões ficou decidido, entre os padres, que não mais teria missa tridentina aqui em Betim/MG (tivemos apenas uma missa aqui pública. Vejam mais aqui, aqui e aqui). Não sabemos o que os padres de Betim pretendem, mas sabemos que ACHAM que tem maior autoridade que o Sumo Pontífice.

Todo mundo já está calejado de saber que o Santo Padre Gloriosamente Reinante, a saber, Bento XVI (Ei padres de Betim! Nós temos um Papa e se chama Bento XVI, não sei se vocês o conhecem...) que, desde 2007 (dois mil e sete – é preciso escrever por extenso porque parece que tem gente que não entendeu) promulgou um MOTU PROPRIO SUMMORUM PONTIFICUM LIBERANDO A MISSA TRIDENTINA EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO (quem quiser saber mais sobre o documento que procure na internet!) onde haja fiéis que queiram. Talvez os padres de Betim pensem que esta cidade não está sob a Jurisdição do Sumo Pontífice.

Com isso, estamos lutando desde a referida data para termos missas aqui. Nunca encontramos tamanha resistência como estamos encontrando agora por parte do clero local.

Desde janeiro deste ano, ficou decidido na “reunião dos padres da forania” que em Betim não haverá mais missa tridentina, contrariando EXPRESSAMENTE a ordem do Sumo Pontífice.


Foto em audiência com D. Luiz Gonzaga Fechio
no dia 03 de maio de 2.012

Com isso, no dia 03 de maio deste ano, conseguimos uma audiência com o Sr. Bispo D. Luiz Gonzaga Fechio, responsável pela nossa região, que ORDENOU (veja a ordem aqui) que o Pe. Adilson Leite, vigário forâneo (como se fosse o presidente dos padres da forania), Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião, em Vianópolis, Betim/MG, nos acolhesse e resolvesse o problema posto.

O referido padre, simplesmente disse que não poderia nos ajudar em nada e que ia reportar a ordem aos padres da forania na “reunião dos padres da forania” Nossa Senhora do Carmo.

Em reunião, os padres reiteraram a proibição da Santa Missa no rito antigo e disseram que “é preciso dar um basta nisso!” (nestes termos!). Nisso, os padres desobedeceram a ordem do Santo Padre, o Papa Bento XVI e do seu Bispo que estão umbilicalmente subordinados!

Não sabemos o que os padres desta cidade pretendem. Não se sabe até onde esta história irá e quando ela vai acabar, o que sabemos é que existe em Betim/MG uma revolta e desobediência aberta por parte dos padres contra o seu Bispo local e contra o Sumo Pontífice.

Semana passada, programando a missa tridentina para sábado, 16/06, entramos em contato com um fiel desta cidade que tem uma capela particular em seu sítio e que estaria disposto a emprestar a capela para a realização de Missas no rito antigo. Com isso, ele foi conversar com o seu pároco, Padre Adilson Leite, que o desaconselhou a emprestar a sua CAPELA PARTICULAR em seu SÍTIO PARTICULAR para a realização de missa no rito antigo sob o velho argumento de que “os padres da forania já proibiram este tipo de missas aqui” (nestes termos!). Temendo uma suposta desobediência, o senhor que, de bom grado iria emprestar a SUA capela PARTICULAR, decidiu não mais fazer o empréstimo para que continuasse “em plena comunhão com a Igreja”.

Tendo em vista a negativa induzida acima, procuramos um lugar digno para a celebração da Missa no rito Tridentino e encontramos o endereço de uma família muito piedosa aqui em Betim/MG e por este motivo as missas serão celebradas nesta CASA, como era na era apostólica quando os apóstolos eram perseguidos pelos judeus e pelos pagãos.

Tendo em vista as normas dos artigos 5º, 7º e 8º do Motu Proprio Summorum Pontificum e o cânon 212 do Código de Direito Canônico, VAMOS RECORRER ÀS INSTÂNCIAS SUPERIORES visto que nem o bispo local conseguiu resolver o caos de desobediência religiosa que se instalou na cidade de Betim/MG.

Enfim, eis aqui o nome e a paróquia dos padres que compõe a tal “forania Nossa Senhora do Carmo” conforme informação da Arquidiocese de Belo Horizonte:

1.     Pe. Pablo Luiz Ramos Vieira – Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (bairro Filadélfia);

2.     Pe. Willamy Moreira Feijó – Paróquia de Nossa Senhora do Carmo (bairro Centro);

3.     Pe. Pedro de Souza Silva – Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (bairro Bom Retiro);

4.     Pe. Adilson Leite – Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião (bairro Vianópolis);

5.     Pe. Dinamar Gomes Pinto – Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (bairro Novo Horizonte);

6.     Fr. Basilio Sylvério Bosco de Resende, OFM – Paróquia Santa Isabel (bairro Citrolândia);

7.     Pe. Hidelbrando Marques Ferreira – Paróquia de Santa Teresinha (bairro Cidade Verde);

8.     Pe. Daniel Custódio Antunes – Paróquia de São Cristóvão (bairro São Cristóvão);

9.     Pe. Afonso de Fátima Ribeiro – Paróquia de São Francisco de Assis (bairro Centro);

10.  Pe. Antônio Carlos Ferreira de Souza – Paróquia de São Judas Tadeu (bairro Cj. Hab. Olímpia Bueno Franco);

11. Pe. Francisco Carlos Rodrigues da Silva, MSC – Paróquia de São Judas Tadeu e Frei Galvão.


********

Ps.: OS PADRES QUE VÊEM CELEBRAR MISSA TRIDENTINA EM BETIM/MG SÃO PADRES DE OUTRAS CIDADES QUE VÊEM A CONVITE DOS BETINENSES

26 comentários:

  1. É o cisma do ocidente da região metropolitana de BH...a religião universal da Sinagoga de Satanás é o que os padres dessa forania devem estar querendo fundar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei sabendoque um padre liberou e ouve desistencia por parte de vocês

      Excluir
    2. O "fiquei sabendo" não soa bem. Dê nomes: do padre e de "vocês".

      Agradecidos!

      Excluir
    3. Sr. Joaquim,
      Quem é esse padre que nos ofereceu a Igreja e nós desistimos?

      Cite o nome que iremos procurá-lo e esclarecer a situação!

      Salve Maria

      Excluir
  2. Salve Maria!

    Na verdade a Missa Tridentina, codificada e canonizada (Con. Trento foi DOGMATICO), não precisaria nem deste indulto de Bento XVI, então estes "distintos" supostos sacerdotes estão contrários ao Papa e também contrários à Santa Igreja em sua Tradição!

    Mas entendamos que eles defendem a sua "fé", ou falta dela!

    Eles defendem a esta "nova" igreja criada por eles... e tem de aval a tal colegialidade!

    Fazer o quê?

    Defender até o fim o Depósito da Fé Católica! Avante!!!

    Pax

    ResponderExcluir
  3. OLHA EU SEMPRE QUIS PARTICIPAR DE UMA MISSA TRIDENTINA, E, INFELIZMENTE, AQUI NA MINNHA CIDADE, SETE LAGOAS(MG), NINGUEM CELEBRA. DEIXO BEM CLARO QUE SE ALGUÉM QUISER CELEBRAR MISSA TRIDENTINA EM MINHA CASA, ELA ESTÁ Á DISPOSIÇÃO. E QUE ESTOU DISPOSTA A ENFRENTAR EXCOMUNHÃO DE BISPOS, PADRES, CARDEAIS E ARCEBISPOS, POLICIAIS, TIROS E LEÕES. SE PUDER SER DESTE JEITO, É SÓ ENTRAR EM CONTATO!!! PODERÃO SER CELEBRADAS QUANTAS MISSAS QUISEREM. UM ABRAÇO, MAURA ROCHA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. D. Maura!

      Salve Maria!

      Ficamos imensamente agradecidos pela força e admirados pela coragem da senhora.

      É bom saber que não estamos sozinhos nesta batalha!

      Reze à Deus e à Virgem por nós.

      Ad Iesum per Mariam!

      Excluir
  4. Que a Santíssima Virgem nos dê a coragem necessária para sermos fiéis ao que a tradição sempre ensinou...nos lembremos da passagem em que Nosso Senhor diz: "Se vos perseguem,lembrem que me perseguiram primeiro". Tudo isso deve servir para fazer crescer em nós o amor à Santa Igreja de Deus,fora da qual,NINGUÉM SE SALVA!Salve Maria!

    ResponderExcluir
  5. Olá meu nome é Sandro sou de Lins/SP, aqui na minha diocese, nem pode tocar na palavra Missa Tridentina, que os padres piram, como seria bom ter uma Missa tão lindaa como esse por aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandro, tudo bom? tambem sou de Lins SP, nasci la e vou la nas ferias, nao sabiam que haviam tradicionais em Lins! me mande email rafael.manieri@gmail.com

      Excluir
  6. Deve se respeito aos sacedotes, pessoas designadas por Deus. Vejo com carinho e respeito a missa tridentina, mas não acho correto a maneira imposta por esse blog. Deve-se analisar varios aspectos e discussões propostas pelo mesmo. Vejo o ataque ao clero, ao concillium vaticano II, ao Beato João Paulo II, a RCC (renoação carismatica CATOLICA ) como praticas "protestantes". Vejo que é preciso escutar a voz do Senhor respeitando os demais.
    obrigado

    que a Virgem Imaculada intercedam por vocês

    abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado anônimo,

      Salve Maria!

      Antes de qualquer coisa, seria bom que revelasse a sua identidade a fim de mantermos um mínimo de diálogo, visto que não se dialoga no anonimato. O seu comentário para nós não vale nem estas linhas que escrevemos porque ele é apócrifo, mas, por amor ao debate, responderemos assim mesmo:
      Você diz: “Deve se respeito aos sacedotes, pessoas designadas por Deus.”
      Nós respeitamos a todos os sacerdotes por sua dignidade sacerdotal, pelo sacramento da ordem recebido e porque vemos nele um alter Christus. Entretanto, diz São Francisco de Sales, é uma questão de caridade para com as ovelhas dizer: “eis o lobo” quando ele está dentre o rebanho.

      Você diz: “Vejo com carinho e respeito a missa tridentina, mas não acho correto a maneira imposta por esse blog”.
      Antes de qualquer coisa, nós não vemos com carinho a missa tridentina. Nós a queremos que ela sempre foi o Sol da Igreja, foi a Missa que santificou toda a cristandade, é a forma de adoração a Deus mais perfeita que existe, exprime o caráter sacrificial de Cristo e toda catolicidade. Queremos a missa tridentina por outros “n” motivos e não porque a vemos com carinho. Depois, este blog não impõe nada a ninguém. Lê quem quer, visita quem quer.

      Você diz: “Vejo o ataque ao clero, ao concillium vaticano II, ao Beato João Paulo II, a RCC (renoação carismatica CATOLICA ) como praticas "protestantes"”

      Não atacamos o clero. É justamente o contrário. Nós somos atacados por ele. Conheça mais a nossa realidade, depois, aceitaremos de bom grado os seus comentários. Não atacamos o Concílio Vaticano II, apenas mostramos àqueles que querem ver, as atrocidades que este concílio fez e faz na Igreja como um todo. O pior cego e aquele que não quer ver, sobretudo quando as coisas estão debaixo do seu nariz. Da mesma forma, não atacamos o Papa João Paulo II. Gostaríamos que nos mostrasse quando foi que o atacamos ou mesmo quando negamos a sua autoridade apostólica.

      Agora, dizer que a RC”c” é católica, ai senhor anônimo, o senhor pegou pesado. Basta ver 5 minutos das suas práticas que logo notaremos que não se trata de um “movimento católico”. Não é nem preciso estudar sobre a sua fundação ou como se desenvolveram: 5 minutos de convivência carismática basta para detectarmos que a RC”c” não é nada católica.

      Enfim, o respeito passa pela caridade. É uma questão de caridade fazer o que fazemos e continuaremos a fazer “quer agrade, quer desagrade” (II Tim. IV, 2).

      Você diz: “Vejo que é preciso escutar a voz do Senhor respeitando os demais. obrigado que a Virgem Imaculada intercedam por vocês abraços fraternos”
      Ficamos agradecidos pelas orações e recomendações à Virgem. Reze também pelo clero local. Eles estão precisados...

      Ad Iesum per Mariam!

      Excluir
    2. Art. 5, § 1º – Nas paróquias, onde haja um grupo estável de fiéis aderentes à precedente tradição litúrgica, o pároco acolherá de bom grado seu pedido de celebrar a Santa Missa segundo o rito do Missal Romano editado em 1962. Deve procurar que o bem destes fiéis se harmonize com a atenção pastoral ordinária da paróquia, sob a direção do bispo como estabelece o cân. 392 evitando a discórdia e favorecendo a unidade de toda a Igreja.

      Excluir
    3. Em Portugal o Anterior Cardeal Patriarca não criou conflitos... Ele autorizou uma comunidade a ter a "missa de sempre", mas apenas uma vez por mês, porque se trata de uma forma "extraordinária" e não "odinária".

      Logo quando o Motu Proprio Summorum Pontificum foi emitido, alguns Bispos deram cumprimento ao direito canónico ordenando que as "mesas-altar" de madeira passassem a ser de pedra.

      Vejam... aqui ninguém foi desobediente ao Papa, não houve barulho, mas conseguiram impedir o alastramento da "missa de sempre"... e as paróquias cada dia morrem mais... e os jovens não sabem a doutrina de sempre! É a consequência natural...

      Excluir
  7. A nota de esclarecimento que foi publicada acima, não é confiável, uma vez que, não tiveram a capacidade de fazer um levantamento preciso sobre dados relatados, como por exemplo, as paróquias que compõem a Forania Nossa Senhora do Carmo, pois incluíram a Paróquia São Cristóvão, e o Padre Daniel Custódio, que faz parte da Forania NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, o que remete a outro erro, o fato de relatar que "OS PADRES DESTA CIDADE..." (ver início do sétimo parágrafo), ou "Talvez os padres de Betim pensem que esta cidade..." (no final do oitavo parágrafo), não condiz com a verdade, uma vez que como já disse, as paróquias relacionadas acima não são as únicas de Betim. O que demonstra a falta de compromisso com a transparência e a verdade, tendo como único objetivo, chamar a atenção e expor outras pessoas. Que fique bem claro, que as Paróquias Maria, Mãe dos Pobres, São Cristóvão, Nossa Senhora da Conceição, Bem-Aventurada Teresa de Calcutá, Divino Pai Eterno e São João Bosco, também são de Betim e os seus párocos nem sequer sabiam da proibição. Então É LEVIANO DIZER QUE OS PADRES DE BETIM PROIBIRAM A MISSA TRIDENTINA, uma vez que pelo menos seis paróquias com seus seis párocos não estão a par dessa vontade de se celebrar a missa tridentina. Procurem a verdade, não sejam tão ansiosos em espalhar bobagens, sejam mais competentes. Outra coisa que me deixou assustada é o fato desta nota conter a seguinte frase: "Porque não estamos dispostos de defender heresias tais como “ecumenismo” nos moldes atuais, “liberdade religiosa” de qualquer espécie,...". Essa intolerância religiosa já provocou grandes danos a humanidade (acho que não preciso lembrar do massacre dos judeus, do recente ataque aos EUA, provocada por um grupo extremista). Pensem bem, antes de sair por aí escrevendo bobagens, procurem os direitos de vocês (que realmente vocês têm), de celebrar a missa tridentina. Sendo um grande número de pessoas, peçam ao Bispo a autorização e que ele indique um padre para celebrar. Se fizerem a coisa de modo correto, os padres da FORANIA NOSSA SENHORA DO CARMO, não poderão impedir. Mais procurem, ser mais amenos e viver em comunhão com a Igreja, que é pecadora, mais também é SANTA!! E quanto a RCC, antes de dizerem que ela não é católica, procurem conhecer melhor. Talvez isso seja algo que precisa ser moldado em vocês: terem conhecimento, antes de falarem sobre algo. O fato da RCC ser um movimento diferente dos moldes tradicionais da Igreja, não a classifica como não católica. Mais uma vez vocês estão sendo intolerantes com o que é diferente. O MUNDO NÃO PRECISA MAIS DISSO! Ass. Wanúsia Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou Tudo!!!
      Fiéis ao bispo dissidente Lefrevre devem se converter!!

      Excluir
    2. Se converter o simulacro de catolicismo que o CVII propõe? Não! Muito obrigado. Fiquem vocês com o engodo que te passaram durante 50 anos. A nós, ficamos com a Tradição Católica!

      Excluir
  8. Resposta à esta baboseira, aqui: http://auxiliodoscristaos.blogspot.com.br/2012/07/leitora-furiosa-ataca-fieis-de-betim-e.html

    ResponderExcluir
  9. Que bom,

    Ainda bem que o bom senso está sendo observado, estão querendo que os católicos voltem ao tempo das cavernas? Parem para pensar, estamos no século 21.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom!!!
      Se AS Igreja não tivesse realizado o Concílio Vaticano II, a situação estaria bem pior!!!
      Todo pecado contro o Espírito Santo não tem perdão!!!
      Como podem dizer que o Concílio Vaticano não foi inspirado por Deus!!!

      Excluir
    2. Se a Igreja não tivesse realizado o famigerado CVII ainda tínhamos a esperança de encontrar padres católicos nas paróquias. Pecado contra o Espírito Santo é dizer que o CVII foi inspirado por Ele. A não ser que para o senhor, a maçonaria e o protestantismo sejam inspirados pelo Espírito de Deus.

      Excluir
  10. As atitudes que este grupo tem manifestados na internet é o suficiente para que nenhum padre o queira em sua paróquia, pois todos tem a obrigação de zelar pelo povo de Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os padres não querem católicos em suas paróquias porque nem eles são. Somos católicos e não subservientes a um concílio feito à toque de caixa para agradar a maçonaria e os protestantes. Somos fiéis à Tradição Católica e não ao pseudo cristianismo pos-conciliar engendrado pelos inimigos de Deus e da Igreja.

      Excluir