segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Bispo de BH toma partido.

“Eles [os arianos], então, possuem os templos. Vós, em contrapartida, a tradição da Fé apostólica. Eles, consolidados nesses lugares, estão na verdade à margem da verdadeira Fé, enquanto vós, que estais excluídos dos templos, permaneceis dentro dessa Fé. Confrontemos pois que coisa é mais importante, o templo ou a Fé, e ficará evidente que é mais importante a verdadeira Fé. Portanto, quem perdeu mais, ou quem possui mais, o que retém um lugar, ou o que retém a Fe? O lugar certamente é bom, suposto que ali se pregue a Fé dos Apóstolos; é santo, se ali habita o Santo. Vós sois os ditosos que pela Fé permaneceis dentro da Igreja, descansais nos fundamentos da Fé, e gozais da totalidade da Fé, que permanece não confusa. Por tradição apostólica ela chegou até vós, e muito freqüentemente um ódio nefasto quis deslocá-la, mas não conseguiu; ao contrário, esses mesmos conteúdos da Fé que eles quiseram deslocar os destruíram a eles. É isto, com efeito, o que significa afirmar: ‘TU ÉS O FILHO DO DEUS VIVO’. Portanto, ninguém prevalecerá jamais contra vossa Fé, meus queridos irmãos, e, se em algum momento Deus lhes devolver os templos, será preciso o mesmo convencimento: a Fé é mais importante que os templos.” (Santo Atanásio, Patrologia Grega, tomo 26, col. 118/90).

Prezados amigos,

Salve Maria!

Começamos mais uma vez mais uma postagem com esta famosa e pitoresca citação de Santo Atanásio e vamos explicar o por que:

Acaba de nos chegar às mãos, um jornalzinho conhecido nosso. Trata-se do “Informativo Nossa Senhora do Carmo” de BETIM/MG do mês de novembro deste ano corrente, que mensalmente é distribuído aos fiéis da Matriz e capelas que compõe a paróquia de mesmo nome.

É cediço e todos desta cidade e fora dela sabem que os padres de Betim/MG se negaram a celebrar a Missa de Sempre para os fiéis desejosos e ainda proibiram que se celebrem Missa de Sempre em qualquer capela da Cidade. Entendam porque as missas estão sendo celebradas nas casas, aqui, aqui, aqui, e aqui.

Pois bem! No “informativo” que citamos agora a pouco, vem com uma matéria do Sr. Bispo Auxiliar de Belo Horizonte/MG (arquidiocese em que estamos encravados) D. Luiz Gonzaga Fechio, (o mesmo bispo quem expediu despacho favorável à causa de Betim/MG).

O título da matéria é bastante sugestivo: “Pode ter missa em casas ou sítios?” É sabido e ressabido que em Betim/MG as Missas de Sempre estão sendo celebradas nas casas visto que não temos capelas particulares e/ou paroquiais para que sejam celebradas as missas.

Todo católico que conhece um pouco da História da Igreja sabe que no início do Catolicismo, com a perseguição aos cristãos, missas eram celebradas nas casas e nas catacumbas. Vemos isso nos Atos dos Apóstolos e nos escritos dos primeiros cristãos. Hoje também vivemos numa era parecida. Negam-nos as capelas e não querem que se celebrem missas nas casas? Celebrarão missas aonde?

No corpo da reportagem, o senhor Bispo, inclusive cita passagens onde permissões para que se celebrem missas nas casas. Não existe uma proibição legal ou moral para que isso não aconteça.

As missas que são celebradas nas casas são abertas e qualquer um pode freqüentar; da mesma forma, ninguém está obrigado a assisti-la. E quem as freqüenta tem plena consciência de que assim procedem e não ferem nenhum cânon eclesiástico ou rompe com a Tradição de há séculos, antes, o contrário.

Abaixo, o texto de S. Excelência Reverendíssima, D. Luiz Gonzaga Fechio que, infelizmente, (ainda) não se atentou ou não quis atentar para o que vem acontecendo nesta cidade. “Pode ter missa em casas ou sítios?”, Santo Atanásio responde, Excelência: A Fé é mais importante que os templos!



PODE CELEBRAR MISSAS EMBAIXO DE ÁRVORES, MAS NAS CASAS NÃO... ESTA FICAMOS POR ENTENDER, EXCELÊNCIA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário