quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Missas nas praças podem! Missas nas casas não podem!

Prezados amigos,

Salve Maria!

As contradições aqui em Betim/MG não param. Nos chegam às mãos mais um jornalzinho daqueles bem conhecidos. Este é de agosto deste ano corrente.

Pois bem. O “Informativo Nossa Senhora do Carmo” deste mês de novembro, noticiou uma matéria do Bispo local, D. Luiz Gonzaga Fechio a cerca das missas celebradas nas casas. Segundo o venerável bispo, as missas nas casas não são proibidas, entretanto, deve se evitar favorecimento de “capricho” desta ou daquela família.

Na mesma matéria, o bispo ressalta que as missas podem ser celebradas embaixo de árvores, nas residências, no alto de uma colina, num vale, numa vereda... etc. e conclui citando a Instrução Geral do Missal Romano (do Novus Ordo Missae) que “para celebrar a Eucaristia, o povo de Deus se reúne geralmente na Igreja”.

Sabemos que a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Betim/MG é a Igreja Matriz, mais antiga da cidade. Conforme o site da Arquidiocese de Belo Horizonte, a paróquia foi criada em 23/09/1.851. A Igreja que abriga a sede Paroquial é imensa. Pois bem.

Em um dos dias da novena dedicada a Padroeira de Betim/MG, Nossa Senhora do Carmo, a missa foi celebrada na Praça Milton Campos, no alto da Avenida Governador Valadares, conforme noticiou o jornal “Informativo Nossa Senhora do Carmo – agosto 2012 nº. 9, ano I (vejam abaixo).

Ora! Se se pode celebrar missas nas praças, locais abertos e etc., porque a preocupação do Sr. Bispo de que tem acontecido de celebrar missas nas casas, que são locais muito mais dignos que praças públicas??

Aqui em Betim tem se celebrado missas nas casas por culpa única e exclusiva do clero local e não por rebeldia dos fiéis. São os párocos que não permitem Missas de Sempre em suas paróquias/capelas e não nós quem os rejeitamos. E além de não permitirem Missas em suas capelas, desaconselham os fiéis que tem capelas particulares a ceder suas capelas para a celebração das Missas. Vejam mais sobre isso aqui.

Agora, a pergunta que não se quer calar: Se os padres não permitem que se celebre Missa de Sempre nas suas capelas das suas paróquias, qual é o impedimento legal e moral de se celebrar “nas residências familiares, à sombra de uma árvore, no alto de uma colina, num vale ou numa vereda”, conforme disse o Sr. Bispo? Pode-se celebrar missas nas praças públicas, mas nas residências familiares não pode? Contradições após contradições!

Já que se pode celebrar missas nas praças e não nas casas, vamos começar a articular esta idéia para as próximas missas...

No Coração de Jesus e da Virgem.

******
(Entendam porque as missas estão sendo celebradas nas casas, aqui, aqui, aqui, e aqui.)


Um comentário:

  1. Olá, Geovanne, salve Maria! Bem, pela notícia do Bispo, em relação à Missa dentro das casas, só haveria problemas se fosse para favorecer alguém. Como no caso de vocês é por falta de disponibilidade dos sacerdotes, sem dúvida estão amparados. Não há dúvida de que o melhor lugar é dentro da Igreja em si. Mas diversas situações acabam exigindo que se celebre em outros locais. No tempo da guerra dos Cristeros e em diversas outras guerras, os padres celebravam a Missa ao ar livre. Se a Missa não está sendo celebrada dentro do templo, e vocês não conseguiram ainda que isso ocorra, não há mal nenhum em o padre celebrar dentro das casas, antes é até um dever. Lamento que tenham tido que chegar a isso.Mas se a Igreja não recebe a Deus, os católicos não podem fechar as portas de suas casas, mesmo sabendo nós que este não é o local mais apropriado para a Eucaristia. Paz de Cristo!

    ResponderExcluir