quarta-feira, 14 de março de 2012

Carta de um(a) leitor(a) indignado(a)

Caríssimos,

Salve Maria!

Recebemos um relato de um(a) leitor(a) do nosso blog, um pouco indignado(a) com o que vem lhe acontecendo. Queremos advertir que, o que o(a) leitor(a) escreve não é de responsabiliade dos autores deste blog, apenas transmitiremos o relato abaixo:

O verdadeiro papel de um Padre na igreja:
·        “Na comunidade paroquial, cabe ao padre orientar o povo. A função do padre é ouvir, reunir e orientar as famílias, atender os doentes, administrar os sacramentos, transmitir a Palavra (para maior glória de Deus e formação do homem cristão). As três grandes missões do padre são:
a)     Pregar a Palavra.
b)     Celebrar os sacramentos.
c)      Governar o povo de Deus.
·        Diante de quem confessa um pecado, o Padre é o instrumento da Misericórdia e da Justiça de Deus; e, em nome Dele, tem o poder de perdoar pecados, prerrogativa divina, e também manter o segredo de confissão. “Em hipótese alguma o Padre pode falar sobre os pecados dos fiéis, principalmente na paróquia em que ministra seu dom sacerdotal.”
·        O povo encarrega-se pela Palavra de Deus. O sacerdote tem o dever de ensinar o Evangelho ao povo, convidando-o para a conversão e santidade. “Convidar para a santidade desde que o Padre não frequente casas de shows noturnas
·        O padre administra os sacramentos, em especial a Eucaristia, que é o alimento espiritual do cristão. Pelo Batismo, introduz o homem no rebanho que forma o povo de Deus; pela Penitência (Confissão dos Pecados), reconcilia o pecador com Deus; pela Unção dos Enfermos, procura levar alívio e consolo aos doentes; pela celebração da missa, oferece sacramentalmente o sacrifício de Cristo; pelo Matrimônio, confere a união dos esposos em um lar cristão; pela Confirmação (Crisma), confirma o Batismo.
·        O padre distribui a Palavra e a Eucaristia, que é o Corpo e o Sangue de Cristo que fortifica o homem no amor e na paz: alimenta-o espiritualmente e pelo seu exemplo nos leva a tornar-nos mais fraternos e mais irmãos.” http://www.universocatolico.com.br

6-     Não vi escrito acima que o Padre pode ou deve citar nas homilias:
·        Atrizes que estão nas revistas playboy dizendo qual o problema delas terem celulite;
·        Confissões dos fiéis ali presentes;
·        Julgar se alguém vai ou não ser feliz;
·        Julgar se alguém é capaz ou não de constituir uma família;
·        Chamar pessoas famosas de retardadas;
·        Fazer propaganda política direcionada a determinado partido político e marcar reuniões para o mesmo no salão da igreja;
·        Falar palavrões;
·        Dizer que bebida alcoólica não faz mal, pois um alcoólatra não vem com estrela na testa;
·        Citar as cidades boas pra se pular carnaval e criticar o carnaval Cristão como o Rebanhão do Senhor;
·        Nas missas direcionadas para as crianças as homilias são para os adultos;
·        Dizer que é Padre da igreja pra dentro e que saiu da igreja é um homem como qualquer outro; então se eu tenho uma profissão, por exemplo, de juiz, serei juiz somente dentro do Fórum, ao sair do Fórum não terei mais meu título depois de ter estudado anos pra isso? Santa ignorância!;
·        Na hora de celebrar casamentos deve-se focar no momento casamento, não saindo fora do assunto e comentando quantos assassinatos ocorreram na cidade nos últimos dias.

7-     Padre também é catequista e deve evangelizar, portanto:
·        Fazer visitas, principalmente ao CERESP ou Hospitais, levando a bíblia e ir na intenção da conversão dos que ali estão por qualquer motivo que seja;
·        O apoio aos jovens das comunidades é fundamental para o crescimento das mesmas;
·        Procurar os fiéis que se afastaram e tentar trazê-los de volta, saber o motivo que os afastaram e tentar concertar o erro em uma melhoria contínua, como fazem nossos irmãos em cristos de outras religiões. Pois a falta de acolhimento e uma palavra mal dita na hora da homilia ou de uma reunião infelizmente afastam as pessoas da igreja;


Caros fiéis, se vocês estão insatisfeitos, saibam quais são seus direitos e deveres perante tanta irregularidade na paróquia em que participam:

 “§ 1. (in omissis)
§ 2. Os fiéis têm o direito de manifestar aos Pastores da Igreja as próprias necessidades, principalmente espirituais, e os próprios anseios.
§ 3. De acordo com a ciência, a competência e o prestígio de que gozam, tem o direito e, às vezes, até o dever de manifestar aos Pastores sagrados à própria opinião sobre o que afeta o bem da Igreja e, ressalvando a integridade da fé e dos costumes e a reverência para com os Pastores, e levando em conta a utilidade comum e a dignidade das pessoas, dêem a conhecer essa sua opinião também aos outros fiéis.”

“Diante da verdade, não tenho medo de ninguém!” São João Bosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário