terça-feira, 31 de julho de 2012

Ainda sobre a comunhão na mão e os padres de Betim/MG...


Na comunhão recebemos, sob a aparência de pão, mas real, verdadeira e substancialmente o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, como alimento espiritual de nossa alma.

A Comunhão deve ser recebida apenas pelas mãos sagradas do Sacerdote.

"Por reverência a este sacramento [a Santa Eucaristia], nada o toca a não ser o que é consagrado; por isso o corporal e o cálice são consagrados, e, da mesma forma, as mãos dos sacerdotes para tocar este Sacramento". - São Tomás de Aquino (1225-1274); Suma Teológia, Pars III, Q.82, Art. 3, ad 8)

"O fato de só os padres darem a Santa Comunhão com suas mãos consagradas é uma Tradição Apostólica." - Infalível e Dogmático Concílio de Trento (1545-1565)

"Tocar as espécies sagradas e distribuí-las com suas próprias mãos é um privilégio dos ordenados [sacerdotes]". - Papa João Paulo II; Dominicae Cenae, sec. 11.

A Comunhão recebe-se de joelhos pois é o próprio Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, ainda achamos pouco?
A Comunhão recebe-se na boca.
O Papa Santo Eutiquiano (275-283) proibiu os fiéis de receberem a Santa Hóstia nas mãos.

6º Concílio Ecumênico em Contantinopla (680-681): Proibiu os fiéis de receberem a Santa Hóstia nas mãos, ameaçando os transgressores com a pena de Excomunhão.

Papa Paulo VI (1963-1978): "Este método [na língua] deve ser mantido." - Carta Apostólica "Memoriale Domini"

Papa João Paulo II (1978-2005): "Não é permitido que os próprios fiéis peguem o Pão Consagrado e o Cálice Sagrado, menos ainda que eles os passem uns para os outros". (Inaestimabile Donum, 17/04/1980, sec. 9)

"O pão que vos hei de dar é a minha carne para vida do mundo". (Jo 5, 52)

"Tomai e comei: isto é o meu corpo, que será entregue por vós; fazei isto em minha memória". (Mt 26 e 2Cor 11)

"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue fica em mim e eu nele". (Jo 6, 57)

"As palavras que vos tenho dito são espírito e vida". (Jo 5, 64)

Leia o texto à seguir:
"A Idéia primeira sobre a instituição dos ministros da Eucaristia, veio da Maçonaria, que já estava infiltrada na Igreja com a missão de destruí-la começando de seu interior. Eles chegaram a conclusão que conseguindo que a Sagrada Comunhão fosse distribuida pelos próprios leigos, diminuiriam bastante o valor sacro desse sacramento, tornado assim uma atitude corriqueira, que o valor que Ela contém seria amenizada. Desta forma infiltrados em Conferências Epíscopais, conseguiram de Roma tal tolerância,em permitir o seu uso."

O texto acima foi retirado de um livro onde trata de assuntos relacionados ao tema: "Maçonaria X Igreja Católica". De início, a idéia de leigos entregarem a Santa Comunhão a outros leigos iria diminuir (e muito!) o valor do Sacramento. Depois do batismo e da confirmação, este deve ser um dos sacramentos menos valorizados por parte dos "católicos" que não são tão "praticantes" ou que não dão um merecido valor à Igreja.

Com esta novidade, o que era um momento solene, se tornou algo comum. Como se o momento da comunhão fizesse parte de um "rito qualquer" da Missa. Os leigos não possuem poder nem autoridade nenhuma para distribuirem a Santíssima Eucaristia para outros leigos, isto é uma tarefa única e exclusivamente do sacerdote. Com este desvalorizamento do sacramento, muitas pessoas comungam apenas por comungar, indo contrário ao que diz São Paulo em uma de suas cartas aos Coríntios:

"Por isso, todo aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Portanto, cada um examine a si mesmo antes de comer deste pão e beber deste cálice, pois aquele que come e bebe sem discernir o Corpo, come e bebe a própria condenação." (1Cor 11, 27-29)


Aqui em Betim, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo (no Centro da cidade), tem distribuído uns informativos que me parece ser mensais. No jornalzinho do mês de abril/2012/Ano I, vem com a seguinte mensagem:
“Você sabe como receber a comunhão? Coloque a mão esquerda sobre a direita para que a comunhão seja colocada na mão esquerda, pegue a hóstia com a direita, responda Amém, quando o ministro disser Corpo de Cristo e só então, leve a comunhão à boca” (sic!)



Estranho, não é??

3 comentários:

  1. ‎"Só o diabo não se ajoelha, porque não tem os joelhos". dizem os Padres do deserto

    ResponderExcluir
  2. Estranho é acreditar que Jesus colocou pão na boca de seus discípulos!!!

    ResponderExcluir
  3. Estranho é acreditar que Jesus colocou pão na boca de seus discípulos!!!

    ResponderExcluir