sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Ao menos hoje, reze pelos seus mortos


É incrível a nossa ingratidão para com os mortos.

A princípio chegamos a imaginar que a lembrança da pessoa querida vá viver para sempre em nossa saudade. Depois vem o tempo com seus trabalhos e canseiras e também com suas distrações e vai ficando para traz a memória dos nossos mortos.

Que ao menos no dia de hoje rezemos por eles. É isso o que importa. Para quem morreu, mais que as flores e as próprias lágrimas, o que interessa é a oração a Deus pelo descanso eterno de sua alma.

A Santa Missa é a maior das orações pelos mortos, porque é a continuação do Calvário, o prolongamento, ate o fim do mundo, do Sacrifício de Nosso Senhor pela Salvação das almas.

ORAÇÃO PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO:

Vós todos, anjos do consolo, visitai as almas que padecem no fogo do purgatório e oferecei por elas os merecimentos dos Sagrados Corações de Jesus, Maria e São José, e obtendo-lhes o quanto antes a união com Jesus que as quer junto de si, felizes e embevecidas de sua visão.
E vós, benditas almas que sofreis no Purgatório, pelo vosso grande amor a Deus e caridade para com os peregrinos nesta terra, intercedei por nós junto ao Senhor, para conseguirmos pronto remédio nos dissabores que nos afligem, e sobretudo a graça de levar uma vida cristã e ter uma santa morte. Amém.

ORAÇÃO PELOS NOSSOS ENTES QUERIDOS FALECIDOS

Bom Jesus, que durante Vossa vida Vos compadecestes das dores alheias, tende piedade das almas de nossos entes queridos que estão no Purgatório. Vós amastes aos Vossos com grande predileção: escutai, pois, nossas súplicas e concedei em Vossa bondade aos que levastes do nosso meio, a beatitude no gozo eterno do Vosso infinito amor. Amém.
O descanso eterno lhes dai, Senhor: e resplenda-lhes a luz perpétua.
Que as almas dos fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus descansem em paz. Amém.
"Meu Missal Dominical - 1954, pág. 468" 

ORAÇÃO PELOS NOSSOS MORTOS

Senhor Deus, nos cemitérios estão apenas os corpos dos nossos mortos. Mas eles não são apenas corpo. Tem alma imortal já que compareceu diante de Vós e foi por Vós julgada.

Esperamos na Vossa infinita misericórdia que as almas dos nossos parentes, amigos e conhecidos tenham escapado do fogo do inferno. Esperamos até que já se achem no céu. Mas como podem estar ainda se purificando no purgatório, Vos pedimos, pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo e pelas orações de Nossa Senhora, que tenham quanto antes o descanso eterno e a luz perpétua.

Um dia, Senhor, no Juízo Final, os corpos que se acham nos cemitérios haverão de ressuscitar: que os corpos dos nossos mortos ressuscitem para a vida, para a glória, para o céu. Amém.
Confederação Católica Arquidiocesana do Rio de Janeiro - 1955

Baixe aqui o livro "Preparação para a morte" de Santo Afonso Maria de Ligório, no formato pdf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário